Escrevendo texto estruturado

Normalmente, documentos longos são estruturados: são organizados em capítulos, seções e subseções, contém diferentes tipos de textos, como texto normal, citações, notas de rodapé, teoremas, etc. Depois que você escolhe um estilo de documento em DocumentoEstilo, o próprio TeXmacs cuida da diagramação, gerando automaticamente a numeração de seções, páginas e teoremas, bem como uma diagramação atraente para as notas de rodapé e citações e assim por diante.

Quatro estilos de documentos padrão foram implementados até agora: carta, artigo, livro e seminário. O estilo seminário é usado para criação de transparências. Assim que você tenha escolhido um estilo, você pode organizar seu texto em seções (ver TextoSeção), e usar ambientes específicos. Exemplos de ambientes são teoremas, proposições, observações e similares (ver TextoAmbiente). Outros exemplos são listas de ítens (ver TextoListar) ou listas numeradas (ver TextoEnumerar).

Quando você se acostumar mais com o TeXmacs, será possível adicionar seus próprios ambientes nos seu próprios arquivos de estilo. Suponha, por exemplo, que você freqüentemente faz citações e que você deseja que estas apareçam em itálico, com margens de 1cm à esquerda e à direita. Ao invés de mudar manualmente as propriedades do texto e do parágrafo todas as vezes em que você faz uma citação, é melhor criar um ambiente. Não só a criação de uma citação será mais rápida, mas também torna-se possível mudar sistematicamente a diagramação de suas citações ao longo de todo o documento, simplesmente pela mudança da definição deste ambiente. Esta situação pode ocorrer, por exemplo, se você descobre, a posteriori, que você prefere que as citações apareçam em uma fonte menor.

Permission is granted to copy, distribute and/or modify this document under the terms of the GNU Free Documentation License, Version 1.1 or any later version published by the Free Software Foundation; with no Invariant Sections, with no Front-Cover Texts, and with no Back-Cover Texts. A copy of the license is included in the section entitled "GNU Free Documentation License".