Marcação Padrão

Uma variedades de marcações padrão são definidas em std-markup. Todas as etiquetas de conteúdo textual a seguir aceitam um argumento. A maioria pode ser encontrada no menu TextoTag de conteúdo.

strong
Indica uma região importante do texto. Você pode introduzir esta etiqueta com TextoTag de conteúdoForte.
em
Emfatiza um trecho do texto como em “a coisa verdadeira”. Esta etiqueta corresponde à entrada de menu TextoTag de conteúdoDestacar.
dfn
Para definições como “um gnu é um bicho cabeludo”. Esta etiqueta corresponde a TextoTag de conteúdoDefinição.
samp
Uma seqüência de caracteres literais como ae a ligatura æ. Você pode inserir esta etiqueta com TextoTag de conteúdoAmostra.
name
O nome de alguma coisa coisa ou conceinto, como o sistema operacional Linux. Esta etiqueta pode ser inserida com TextoTag de conteúdoNome.
person
O nome de uma pessoa como Joris. Esta etiqueta corresponde a TextoTag de conteúdoPessoa.
cite*
Uma citação bibliográfica como um livro ou uma revista, por exemplo: Moby Dick, de Melville. Esta etiqueta, que encontra-se em TextoTag de conteúdoCitar, não deve ser confundida com cite. A última também é usada para citações, porém o argumento desta refere-se a uma entrada em um banco de dados de referências bibliográficas.
abbr
Uma abreviação. Por exemplo, eu trabalho no C.N.R.S. Um abreviação é criada com TextoTag de conteúdoAbreviação ou com o atalho de teclado A-a.
acronym
Um acrônimo é uma abreviação formada com a primeira letra de cada palavra de uma frase, como HTML ou IBM. Em particular, as letras não separadas por pontos. Você pode inserir um acrônimo com TextoTag de conteúdoAcrônimo.
verbatim
Texto literal como a saída de um programa de computador. Por exemplo: o programa disse: hello. Você pode digitar texto literal com TextoTag de conteúdoVerbatim. Esta etiqueta também pode ser usada como um ambiente para um trecho com vários parágrafos.
kbd
Texto que deveser digitado no teclado. Por exemplo: por favor tecle return. Esta etiqueta corresponde à entrada do menu TextoTag de conteúdoTeclado.
code*
Código fonte de um programa de computador, como em “cout << 1+1; imprime 2”. Esta etiqueta é inserida com TextoTag de conteúdoCódigo. Para trechos mais longos de código, você deve usar o ambiente code.
var
Variáveis em um programa de computador, como cp src-file dest-file. Esta etiqueta corresponde à entrada de menu TextoTag de conteúdoVariável.
math
Esta é a etiqueta que será usada no futuro para matemática dentro de texto normal. Por exemplo: sin2 x + cos2 x = 1 é bem conhecida.
op
Esta é a etiqueta que pode ser usada dentro de expressões matemáticas para indicar que um operador deve ser considerado por si só, sem qualquer argumento. Por exemplo: a operação + é uma função de R2 em R. Esta etiqueta pode tornar-se obsoleta.
tt
É uma etiqueta de marcação física que existe para compatibilidade com HTML, mas não recomendamos seu uso. use.

A seguir listamos os ambientes padrão:

verbatim
Descrito acima.
code
Similar a code*, mas para trechos de código com várias linhas.
quote
Ambiente para citações curtas (um parágrafo).
quotation
Ambiente para citações longas (vários parágrafos).
verse
Ambiente para poesia.
center
Esta é uma etiqueta de marcação física para centralizar uma ou várias linhas de texto. Existe para compatibilidade com HTML, mas não recomendamos seu uso.

Alguns ambientes padrão para texto tabular são

tabular*
Tabelas centradas.
block
Tabelas alinhadas à esquerda com uma moldura padrão de 1ln de largura.
block*
Tabelas centradas com uma moldura padrão de 1ln de largura.

As etiquetas sequintes não aceitam argumentos:

TeXmacs
O logotipo do TeXmacs.
TeX
O logotipo TeX.
LaTeX
O logotipo do LaTeX.
hflush
Usada por desenvolvedores para empurrar o texto para a direita na definição de ambientes.
hrule

Uma linha horizontal como a que aparece abaixo:


Todas as etiquetas abaixo aceitam um ou mais argumentos.

overline
Para grifado acima, que pode se extender por várias linhas.
underline
Para texto sublinhado, que pode se extender por várias linhas.
fold
Macro com dois argumentos. O primeiro é exibido e o segundo ignorado: este macro corresponde a apresentação “dobrada” de um trecho do documento associado com um breve título ou resumo. O segundo argumento pode ser mostrado com InserirSwitchUnfold.
switch
Macro com dois argumentos x e y, onde y é um conjunto de representações possíveis para a escolha e x a representação atual. As teclas de função F9, F10, F11 e F12 podem ser usadas para alternar entre as diferentes representações.
phantom
Função com um argumento x. Esta etiqueta ocupa tanto espaço quanto o argumento x ocuparia quando tipografado, porém x não é exibido. Por exemplo, o texto “fantasma” como um argumento para phantom fornece “”.
set-header
Função com um argumento para mudar de forma permanente o cabeçalho. Perceba que algumas etiquetas no arquivo de estilo, como etiquetas de sessão, podem sobrepor-se a esta definição manual.
set-footer
Função com um argumento para alterar de forma permanente o rodapé.
Permission is granted to copy, distribute and/or modify this document under the terms of the GNU Free Documentation License, Version 1.1 or any later version published by the Free Software Foundation; with no Invariant Sections, with no Front-Cover Texts, and with no Back-Cover Texts. A copy of the license is included in the section entitled "GNU Free Documentation License".